Vai um sorvetinho?? Saiba um pouco sobre ele…

Tempo de leitura: 2 minutos

Nada como num dia de verão intenso, se refrescar com um saboroso e lindo sorvete.
Mas ele também pode ser consumido em todo período do ano, sob forma de palito, massa, seja a base de agua ou leite. Além disso, pode ser encontrado nos mais distintos e exóticos sabores, e incluso a moda brasileira: VACA PRETA!, acredite se quiser, até “los Hermanos” já andam aderindo. Sem nos esquecer da versão: Sacole, chup chup, geladinho.

 

Você já parou para pensar de onde surgiu a ideia do sorvete? Não se sabe exatamente uma data precisa, mas há relatos que o Imperador Nero, no século I, já o consumia, só que na forma de neve trazida das montanhas de Roma, e então colocava-se sobre calda de frutas.
King Tang, imperador da China usava um método semelhante somente agregando leite, se assemelhando ao que conhecemos hoje.

O sorvete ficaria famoso pela Europa, por meio de um Explorador: Marco Polo, em uma de suas viagens pelo Oriente, e servido a grandes nobres e realeza tanto italiana quanto Francesa. Na França atribui-se a grande expansão do sorvete por causa de Catarina de Médicis, sendo assim, em 1660, inaugura-se a primeira sorveteria do Mundo. A neta de Catarina, por seu casamento com Carlos I, da Inglaterra, difunde o sorvete entre os Ingleses, e por causa da própria colonização inglesa nos EUA, o sorvete atravessa o Oceano Atlântico chegando a América.

E em 1776, surge o famoso “Ice Cream”, em Nova York. Em 1851, o sorvete começa a ser produzido em grande escala. Mas em 1922, um empresário de outro ramo alimentício, intrigado pelas vendas de seu produto decide fabricar sorvete embalado. Embalado?? Sim, o sorvete ganha ruas e avenidas sendo levado sobre carrinhos, sua versão ambulante, sendo acessível e com um custo mais baixo e permitindo trabalho alternativo para muitas pessoas.

O sucesso foi tanto que ele tem um dia Nacional no calendário Brasileiro: 23 de setembro. Além do mais, sua composição perfeita permite conter: Proteínas, lipídios e Carboidratos.
Sendo assim, me abriu o apetite para tomar meu sorvetinho do dia, sob um clima de 30ºC, nada mais que merecido.

Nosso próximo post, vamos dar uma receita de como se divertir com a criançada, fazendo o delicioso geladinho, sacole…!!

Deixe uma resposta