Tempo de leitura: 3 minutos
Tomar conhecimento sobre os tratamentos caseiros para parar de roncar pode ser bastante vantajoso, pois ninguém está livre de sofrer com esses transtornos e ainda pode comprometer o descanso de alguém que dorme ao lado, isso sem contar que o ressonar também pode comprometer a harmonia familiar.
Motivos para roncar existem muitos, pode ser o excesso de peso, consumo de álcool, congestões nasais, complicações como a amigdalite, adenóides, desvio de septo nasal, tabagismo, uso de medicamentos sedativos, entre outros motivos.
Por que acontece o ronco – enquanto dormimos, ao inspirar o ar, se acaso ocorrer um estreitamento das vias aéreas, ocorre uma vibração das estruturas que fazem parte destas vias e é esta vibração que causa o ronco.
Alguns sintomas apresentados por quem ronca – sensação de cansaço ao levantar, despertar noturno com determinada freqüência, dificuldade de memorizar, dificuldades de concentração, irritabilidade, sonolência diurna, sensação de fadiga.
Como tratar o ronco naturalmente
Cuidar com o peso – como já mencionamos o peso além do normal pode ser um dos motivos para o ronco. Por isso, procure manter o peso em níveis normais e alimente-se corretamente.
Posição para dormir – não durma de costas, essa posição força a língua e o palato a se encostarem na parte de trás da garganta o que causará o bloqueio das vias aéreas.
Cuidados na alimentação – além de dar preferências para alimentos mais saudáveis, não faça a refeição da noite com alimentos de difícil digestão. Prefira frutas e outros alimentos mais leves de preferência pelo menos três horas antes de ir para a cama.
Não fume – o tabaco irrita as membranas mucosas fazendo a garganta inchar e causar o estreitamento das vias aéreas.
Mantenha a umidade do ar no quarto – o ar seco contribui bastante com o ronco. Para evitar que o ar resseque no ambiente do quarto, utilize um umidificador ou vaporizador para manter o ar úmido, ou então mantenha uma toalha limpa umedecida no ambiente para evitar que o ar fique muito ressecado.
Exercícios com as vogais – repita as vogais durante 3 minutos ao dia colocando a língua sobre os dentes da frente e deslize ela para trás. Feche a boca e enrugue os lábios por trinta segundos.
Aos poucos podemos até aumentar o número de vezes para esse exercício, pois quanto mais for praticado, melhores serão os resultados.
Bochechos com água de menta – os bochechos com água de menta são bastante eficazes se acaso o ronco for proveniente de congestão nasal. Esses bochechos contribui para que as vias aéreas sejam desobstruídas especialmente se estiver acontecendo alguma crise alérgica ou resfriados.
Inalação com chá de hortelã – prepare 1 litro de chá de hortelã bem forte e depois faça uma inalação por pelo menos 20 minutos mantendo a cabeça coberta junto ao recipiente onde estará o chá bem quente para tirar o máximo proveito do vapor.
Estes são apenas alguns dos recursos que podemos utilizar para que o ronco deixe de existir. Porém, em casos mais graves do ronco, descubra se a pessoa que ronca não está sofrendo também com a Apnéia, pois nesse caso, a situação é mais preocupante e é preciso de todo jeito buscar por ajuda médica.