Tempo de leitura: 3 minutos
Uma doença característica dos homens, o câncer de Próstata é uma doença que afeta os homens com idade acima de 50 anos, porém, aqueles que têm uma propensão genética para a doença ou que são de raça negra devem se prevenir já a partir dos 40 anos para evitar surpresas desagradáveis.
Esse câncer se desenvolve na glândula do órgão reprodutor masculino (Próstata) onde o sêmen é produzido e armazenado. Esse órgão tem o tamanho de uma castanha de noz e fica localizada entre a bexiga e a pélvis.
Infelizmente, a maioria dos casos de câncer da próstata não oferece sintomas em sua fase inicial, mas em outros casos, os homens podem apresentar sintomas bem característicos, tais como:
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
- Jatos de urina muito fracos ou mais reduzidos.
- Sensação constante de bexiga cheia causando a vontade persistente de urinar.
- Necessidade de esforço para urinar.
- Sensação de dor na pélvis ou na parte baixa das costas.
- Sangue na urina ou no esperma (casos mais raros).
- Dificuldade de conseguir ou manter a ereção.
- Dificuldades de interromper o ato de urinar.
- Dores ao ejacular.
- Dor nos testículos.
Além destes, ainda podem existir outros sintomas mais ou menos comuns que precisam ser investigados através de um exame médico antes de se concluir um diagnóstico, mesmo porque, alguns desses sintomas podem ser confundidos com uma infecção urinária.
Complicações menos graves – além do câncer que é o principal motivo de preocupação, a próstata pode apresentar então a hiperplasia Benigna que aparentemente é muito comum acontecer com o passar dos anos ou ainda a Prostatite que é uma infecção causada por vírus ou bactérias que causam o aumento do órgão. Porém após um tratamento adequado tudo pode ser normalizado.
Mas independente do que possa estar acontecendo, o verdadeiro diagnóstico só é descoberto a partir de um exame em tempo hábil.
Motivo para se cuidar – na grande maioria dos casos, o câncer de próstata só apresenta sintomas quando a doença já está em estágio mais avançado, por isso, é importante a consulta médica com exames regulares a partir da idade crítica. Um exame pelo menos uma vez ao ano já a partir dos 45 anos feito por um urologista pode prevenir e identificar esse ou outros perigos para os homens.
Casos avançados – em situação em que o câncer já apresentou metástase o indivíduo vai apresentar sintomas como:
- Dores nos ossos.
- Insuficiência renal.
- Incontinência urinária ou fecal.
- Fraqueza nas pernas.
- Dores nas costas, entre outros sintomas.
Nesse caso, é imprescindível que os indivíduos procurem por ajuda médica com urgência para os devidos exames antes de se tomar as medidas devidas ao tratamento.
Tratamentos – como todo câncer, o tratamento do câncer de próstata é ministrado segundo a gravidade do problema sendo que o médico poderá optar por:
Cirurgia – essa é a solução mais recomendada quando a próstata é extraída para uma cura total. Porém esse procedimento é indicado para estágios iniciais da doença.
Radioterapia – esse tratamento é indicado quando não é possível uma cirurgia, ou mesmo quando o paciente não desejar ser operado.
Hormônios – o tratamento com hormônios é feito com o intuito de controlar a produção de hormônios que promovem a doença, porém, em algumas situações não se descarta a cirurgia.
Sempre é melhor prevenir do que remedia, por isso, é importante ser consciente e já a partir dos 40 ou 45 anos de idade se planejar e buscar por uma consulta com um médico especialista, uma preocupação ainda maior se existe algum caso de câncer de próstata na família.